• 61 3964 7889
  • SIA Trecho 03/04 - Lt 625/695 Sala 301-B, SIA Centro Empresarial - CEP 71200-030 - Brasília, DF

Causas, Sintomas e Tratamentos da Sinovite

O que é a sinovite?

Quando há algum tipo de processo inflamatório no revestimento que protege nossas articulações, a condição é chamada de sinovite. Normalmente, pode ser associada (e até mesmo confundida) com outras doenças, tais como gota ou artrite.

Quais os sintomas?

– Sensação de calor na região próxima à articulação;

– Dor e dificuldade ao movimentar;

– Região da articulação mais avermelhada;

– Inchaço local, que pode aumentar conforme a progressão da inflamação;

– As dores se concentram principalmente na região do joelho. Mas também pode ser comum encontrá-la na mão, no punho, no cotovelo, no ombro, no quadril, no tornozelo e no pé.

Quais são as causas?

– Trauma direto na articulação, como quedas, pancadas e torções;

– Excesso de uso, ou seja, problemas de Lesão por Esforço Repetido;

– Infecção viral que afete as articulações;

– Outros problemas como: artrite reumatóide, artrite juvenil, lúpus, febre reumática e tuberculose.

Como é o diagnóstico?

O médico irá avaliar o conjunto de sintomas apresentado pelo paciente durante a consulta, além de realizar uma avaliação física. Para confirmar a suspeita, pode ser realizado a análise, a cultura do líquido sinovial ou a realização de exames mais específicos, como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Qual é o tratamento?

O tratamento é tópico, fazendo compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia. Pode ser ministrado também o uso de anti-inflamatórios para amenizar a dor, em conjunto com pomadas anti-inflamatórias.

Caso o problema já tenha se tornado mais sério, pode ser necessário intervenção cirúrgica, chamada artroscopia. Porém, se há uma causa externa que esteja causando a sinovite, como esforços repetidos, este tratamento acabará sendo apenas paliativo, voltando de tempos em tempos.


« voltar