O que é a sinovite?
Quando há algum tipo de processo inflamatório no revestimento que protege nossas articulações, a condição é chamada de sinovite. Normalmente, pode ser associada (e até mesmo confundida) com outras doenças, tais como gota ou artrite.
Quais os sintomas?
– Sensação de calor na região próxima à articulação;
– Dor e dificuldade ao movimentar;
– Região da articulação mais avermelhada;
– Inchaço local, que pode aumentar conforme a progressão da inflamação;
– As dores se concentram principalmente na região do joelho. Mas também pode ser comum encontrá-la na mão, no punho, no cotovelo, no ombro, no quadril, no tornozelo e no pé.
Quais são as causas?
– Trauma direto na articulação, como quedas, pancadas e torções;
– Excesso de uso, ou seja, problemas de Lesão por Esforço Repetido;
– Infecção viral que afete as articulações;
– Outros problemas como: artrite reumatóide, artrite juvenil, lúpus, febre reumática e tuberculose.
Como é o diagnóstico?
O médico irá avaliar o conjunto de sintomas apresentado pelo paciente durante a consulta, além de realizar uma avaliação física. Para confirmar a suspeita, pode ser realizado a análise, a cultura do líquido sinovial ou a realização de exames mais específicos, como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.
Qual é o tratamento?
O tratamento é tópico, fazendo compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia. Pode ser ministrado também o uso de anti-inflamatórios para amenizar a dor, em conjunto com pomadas anti-inflamatórias.
Caso o problema já tenha se tornado mais sério, pode ser necessário intervenção cirúrgica, chamada artroscopia. Porém, se há uma causa externa que esteja causando a sinovite, como esforços repetidos, este tratamento acabará sendo apenas paliativo, voltando de tempos em tempos.
« voltar