• 61 3964 7889
  • SIA Trecho 03/04 - Lt 625/695 Sala 301-B, SIA Centro Empresarial - CEP 71200-030 - Brasília, DF

A Importância do Colágeno

ColágenoCom a função de manter as células unidas, o colágeno é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos. É uma classe bastante abundante de proteínas que são formadas por aminoácidos no organismo humano.

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. O colágenopode ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ter uma produção diminuída ou exagerada, podendo causar alguns danos à nossa saúde. Ao entrarmos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.

O colágeno pode ser adquirido em forma de cápsulas ou em pó. Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina. A gelatina, produto obtido a partir do colágeno que contém proteínas e aminoácidos, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição de algumas articulações. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização.

Benefícios do Colágeno

– Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea;

– Enrijece os tecidos da pele;

– Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;

– Previne o surgimento das estrias e celulite

– Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;

– Auxilia como coadjuvante em dietas de emagrecimento.

A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros. Portanto, fique atento e não deixe de consumir em quantidade satisfatória esta que é uma das mais importantes proteínas para o nosso corpo.

 

Fonte: http://www.totalfit.com.br/categorias/importancia-do-colageno.html


« voltar